Cirurgia Ortognática
É um procedimento para corrigir e reposicionar os ossos dos maxilares ( maxila e mandíbula ) e, por consequência, o posicionamento dentário de pacientes, levando a melhora na estética facial, mastigação e respiração.
Ela é indicada nos pacientes que apresentam prognatismo ( queixo para frente ), retrognatia ( queixo para trás ), sorriso gengival, assimetrias faciais, atresias de maxila ( mordida cruzada ), mordida aberta anterior e síndrome da apnéia obstrutiva do sono.
Como preparo para a cirurgia, o paciente deve ser submetido a um tratamento ortodôntico, no qual a posição dos dentes é corrigida em função das bases ósseas: os dentes superiores em relação à maxila e os inferiores à mandíbula. Nesta fase, não se deve buscar um melhor encaixe entre os dentes superiores e inferiores, ou seja, a correção da oclusão dentária. “O trabalho do ortodontista é o de preparar as arcadas dentárias para que o cirurgião corrija a oclusão no momento da cirurgia, com a movimentação das bases ósseas”.
Uma vez finalizado o preparo ortodôntico, é realizada a simulação da cirurgia, atualmente por métodos virtuais no computador. Com ela, cirurgião e paciente podem avaliar todas as possibilidades e visualizar os resultados estéticos com bastante precisão